quinta-feira, 6 de agosto de 2015

70 Anos das Bombas Nucleares em Hiroshima e Nagasaki

Este ano, nos dias 6 e 9 de agosto completam 70 anos que as bombas nucleares Little Boy e Fat Man foram lançadas sobre as respectivas cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão. Com um poder de aproximadamente 15.000 toneladas de TNT (Little Boy) e 20.000 toneladas de TNT (Fat Man) o poder de destruição foi tanto que as suas marcas são sentidas até hoje na história moderna da civilização e principalmente pelos sobreviventes. 

No intuito de manter vivo as consequências que uma bomba nuclear pode trazer para a sociedade, dois links (em inglês) dão a ideia do poder de destruição caso uma bomba nuclear caia em uma determinada cidade. Assim, o usuário poder escolher a cidade onde a bomba será lançada e observar o raio de estrago promovido pela explosão.

O primeiro link (http://nuclearsecrecy.com/nukemap/), desenvolvido pelo pesquisador Alex Wellerstein (Stevens Institute of Technology) é mais detalhado em relação aos estragos que o artefato nuclear pode promover quando lançado em uma determinada cidade. Aqui podemos quantificar o número de óbitos, indicar se o projétil terá uma explosão em solo ou no ar, por exemplo, e escolher outras bombas nucleares produzidas pelo homem para detonação. Pode-se escolher até a tão temível Tsar Bomba, (bomba de hidrogênio ou bomba termonuclear), a qual foi detonada pelos soviéticos na década de 1960 com um poder de aproximadamente 50.000.000 toneladas de TNT! 

O segundo link (http://www.pri.org/stories/2015-08-04/what-if-your-hometown-were-hit-hiroshima-atomic-bomb) desenvolvido por uma ONG (www.pri.org) tem um simulador que demonstra os efeitos devastadores da bomba Little Boy lançada na cidade escolhida pelo usuário. Segundo a ONG, este simulador foi desenvolvido para manter viva a preocupação com os riscos nucleares.

Nuvem em formato de cogumelo formada pela bomba Fat Man depois de detonada na cidade de Nagasaki. Esta nuvem subiu 18 km acima do hipocentro da explosão (cortesia de http://www.archives.gov/research/military/ww2/photos/images/ww2-163.jpgNational Archives image (208-N-43888))


Acesse o site:


Prof. João H. Hamann

Nenhum comentário:

Postar um comentário